sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Brasília, agora, é só Brasília

Prestes a completar 51 anos (em 21 de abril), Brasília finalmente passa a ser considerada apenas uma cidade. É o que informam os Correios, em comunicado aos moradores da capital federal (imagem abaixo).

Havia uma confusão porque o Distrito Federal é dividido em várias regiões administrativas, no passado conhecidas algumas delas como “cidades satélites”. Essa nomenclatura causou confusão. Muita gente achava que existiam cidades dentro da capital da República –Sobradinho, Ceilândia, Gama, Samambaia etc.

Agora, está tudo normatizado: a cidade é apenas “Brasília”. As regiões administrativas (antigas cidades satélites) passam a ser consideradas bairros. Eis o comunicado dos Correios



P.S.: essa confusão toda se deu por vários fatores, sobretudo o tamanho descomunal (e desnecessário) do Distrito Federal: 5.802 km². Só como comparação, a capital dos EUA, Washington, tem 177 km². A cidade do México, também distrito federal, ocupa 1.479 km².

Em resumo, como a área de Brasília é gigantesca, núcleos habitacionais foram surgindo dentro do seu perímetro de maneira desordenada (por desídia dos sucessivos governantes locais). Alguns desses bairros eram então chamados de “cidades satélites”. Agora, passam a ser oficialmente bairros e tudo é uma cidade só, Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário